quarta-feira, 26 de maio de 2010

O fim da era Jack Bauer

24 horas acabou, e mesmo estando ciente que ter encerrado a série agora com o prestígio que ela tem foi uma decisão sensata dos produtores, não há como sofrer pela perda de uma das poucas (pouquíssimas) séries da atualidade que prestava.




Pensada primeiramente pra ser uma séria de 12 episódios (os outros 12 restantes dependeriam da resposta da audiência), 24 horas acabou se extendendo por 8 empolgantes temporadas. Mesmo com muitos altos e baixos, algumas decepções e incontavéis incoerências, a série deixou sua marca na televisão, e com todo respeito a diversidade de opini
ões, só não gosta de 24 horas quem não gosta do que é bom - e nesse quesito se enquadram os fãs de séries teen, comédias abobalhadas e dramalhões idiotas.

Ao contrário de séries como Lost e Heroes, onde os roteiristas começavam a escrever uma temporada sem saber onde iam terminar e iam inserindo idéias ao decorrer da trama (pelo menos é essa a impressão que eu e algumas outras pessoas devem ter), 24 horas sempre foi uma série definida que sabia onde queria chegar. Mesmo com a 'limitação' que os autores tinham em fazer toda a trama caber dentro de 24 episódios e em tempo real abrindo mão principalemente de um dos recursos mais utilizados em cinema e tv desde Cidadão Kane, os flashbacks.


OITAVA TEMPORADA



De todas, a oitava temporada foi a que teve mais incoerências e impossibilidades. Desastres evitados no último segundo, lugares que sempre estavam a 10 minutos de qualquer outro, mudança brusca na personalidade de alguns personagens, entre outras coisa que não me ocorrem na memória. Houve desleixo da produção até no visual dos personagens - o cabelo de Jack Bauer e de Logan cada hora apareciam com um tamanho diferente. Sem contar os vários deja vú que tive com cenas quase copiadas de temporadas anteriores. Mas numa série onde tudo acontece em 24 horas, personagens sempre estão onde o perigo se encontram, e o protagonista nunca morre, seria besteira discutir esses detalhes.


* Spoilers do series finale adiante

O dia 8 talvez foi o que Jack mais sofreu - fisicamente e emocionalmente. Foi torturado por um policial, levou uma facada, foi torturado pelos russos, levou três tiros no colete, falhou no resgaste do presidente Hassan, perdeu a mulher que tinha acabado de comer, levou mais tiros no colete, levou outra facada, recebeu um tiro no ombro e mais dois murros na cara. What the hell !!!

Nessa segunda parte da temporada (iniciada a partir da morte de Renee) vimos ação desenfreada, um Jack Bauer endiabrado correndo atrás dos motherfuckers responsaveis pela morte da sua recém-amada - aliás pra Jack ter ficado naquela fúria, Renee deve ter dado uma bem dada) sobre o pretexto de expor a verdade. Os roteiristas talvez fizeram tudo que tinham vontade de fazer desde o começo mas não podiam pois podia comprometer a continuação da série pela polêmica que poderia gerar de críticos manés e fãs imbecis metidos a críticos. Nessas últimas 8 horas, Jack matou mais que a meningite na Bahia, e fez a galera que gosta de ver o pau comendo e os bad guys indo pro saco vibrar de satisfação.

SERIES FINALE


Nesse series finale a adrenalina parecia já ter se dissipado no sangue de Jack e ele já estava mais calminho, hesitou em apagar Pillar e desistiu de fuzilar Suvarov, voltando a acreditar que a justiça podia ser feita sem derramar mais sangue. E acabou se dando mal pois não fosse o arrependimento - pouco convincente - da Madam Presidente a verdade seria enterrada - e ele também.


A única coisa que talvez os próprios autores não sabiam era qual final dar a Jack Bauer, visando não só o rumo do personagem como a reação dos fãs. E depois de anos sofridos, perdas irreparavéis e nenhum descanso tinha gente até torcendo pela morte de Jack pra acabar com seu sofrimento. No series finale, só deu pra ter certeza mesmo do seu destino no último segundo, e no último segundo mesmo.


Como em qualquer outro final de qualquer outra coisa, deixou a sensação de 'poderia ter sido melhor', mas cumpriu com seu dever de fechar a serie e a temporada sem deixar pontas soltas, ao contrário de Bost e que eu perdi 6 anos assistindo (e perdi dinheiro alugando os dvds) pra chegar a lugar nenhum (e ainda tem uns otários pseudos-intelectuais que defendem o final dizendo que não gostou que não entendeu). Ao contrário também de Bost não tive a sensação de ser feito de tolo e arrependimento, e acho que os meus 11.520 minutos gastos assistindo (na verdade mais que isso pois já reassisti algumas temporadas) não foram perdidos.

Assim como Jack Bauer disse pra Chloe numa das ultimas falas, quando ele apareceu pela primeira vez na tv, jogando calmamente xadrez com sua filha, nunca pensaram que o personagem viraria um ícone tão grande e acabaria sua jornada depois de ter perdido quase todos que lhe importavam na vida correndo pra Deus-sabe-onde olhando para o céu tentando ver através do Drone uma razão pra continuar adiante e tentar recomeçar.

1 comentários:

Saulo disse...

Caramba, só assisti a 8º temporada e gostei mt do que vc postou!

Postar um comentário