quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sucesso Injustificável e talentos irreconhecidos

É Incrível - e decepcionante - o número de coisas toscas que vem fazendo sucesso estrondoso na atualidade.

O ser humano em sua maioria sempre teve o bizarro costume de idolatrar astronomicamente seus ídolos. O que pra mim além de vergonhoso é estúpido, por que todo esse assédio causa irreversíveis danos no ego dos artistas em geral fazendo-os se acharem semi-deuses.



Ok, eu também tenho meus ídolos. Mas eu sempre admirei os artistas pelo seu trabalho e não por eles em si, ou seja, eu admiro o personagem e não o ator, a música e não o músico.

Mas a questão nem é essa.

A questão é que em sua maioria os ídolos são pessoas indignas de qualquer mera admiração, de carisma duvidoso e talento limitado ou nulo que por um motivo que quem souber, morre, caem nas graças da massa.

E pior que essa graça se converte em fortuna para os artistas, e muitos começam a ganhar mais dinheiro por mês do que muitos fãzóides imbecis talvez consiga ganhar na vida inteira.

Puta que pariu! Justin Bieber tem uma fortuna avaliada em 115 milhões de euros.

115-milhões-de-euros!

115 'fucking' milhões de euros!

Da pra acreditar numa porra dessa?

Quantos big brothers uma pessoas teria que ganhar pra ter essa grana na conta?

Tudo bem, eu admito que o moleque não é de todo ruim, possui lá suas qualidades. Mas nada que a gente não tenha visto nos 'Qual é o seu talento?' e 'Se vira nos 30' da vida'. Eu sou mais o Pipoquinha tocando Jaco Pastorius no baixo.

Não é justificavel a moral que a gente da pra esse rapaz. E não é só ele não.



Só pra citar alguns 'fênomenos' injustificáveis a nível nacional e internacional alguns de agora, outros de outrora: Lady Gaga, Restart, Luan Santana, Stephanie, Calypso, D'javú (Eu tenho certeza que eles acharam que era assim que escrevia), Paris Hilton (o que é que essa mulher fez pra ser famosa? R: Deixou vazar um video de putaria com o namorada e fez filmes péssimos), só pra citar os que me vem a mente agora.

Se juntar o talento de todos esses e bater num liquidificador não da um Michael Jackson da vida.

Alguns desses 'hits' felizmente foram momentâneos e já foram esquecidos, outros continuam nos aporrinhando dia-a-dia.

E os que já foram esquecidos já são milionários, não tão nem aí.




Agora, o mais revoltante de tudo, de tudo mesmo, é saber que existe uma cacetada de gente com talento de verdade no anonimato. Eu conheço pessoalmente pessoas que escrevem músicas com mais conteúdo que um cd do Chiclete com banana inteiro.


Isso mostra que infelizmente, não é o talento o principal responsável pelo reconhecimento. Talvez seja preciso de talento + sorte + oportunidade como li no livro de Roberto Justus (É, eu li). Talvez nem haja formula - o que por um lado é bom pois incentiva as pessoas a inovarem. Ou Talvez seja até a crise de criatividade pela qual o mundo esta passando que está fazendo as pessoas agarrarem qualquer coisa que aparece na frente e acharem bom.


Ah, caralho! Não quero mais falar sobre isso.


P.s.: Achei um post interessante do blog http://ahduvido.blogspot.com/ que tem a ver (ou não) sobre o que eu falei: http://forum.jogos.uol.com.br/As-profissoes-que-nao-merecem-o-salario-que-ganham_t_997615










0 comentários:

Postar um comentário